domingo, 9 de dezembro de 2012

JOGO - UM CAMINHO DE PALAVRAS

No dia da mãe, os miúdos convidaram as suas famílias, em especial as mães, para passarem umas horas connosco. Tínhamos preparado uma deliciosa salada de frutos e tinhamos um jogo de palavras para todos realizarem.
 
O jogo tinha palavras que todos podiam ler: palavras com duas sílabas, com sílabas CV - consoante-vogal - CVC - consoante-vogal-consoante - e dígrafos trabalhados.
Em equipas, compostas pela mãe, pai e irmãos iam lançando o dado, liam as palavras nos seus cartões e colocavam-no em cima da imagem correspondente, assinaladas no caminho.
 
O caminho, fora desenhado em quatro carolinas coladas umas às outras e estava dividido em casas. Cada uma destas casas, tinha uma imagem que os miúdos tinham recolhido em revistas ou na net. Estas imagens ilustravam as listas de palavras previamente escritas, também pelos mesmos autores.
 
Depois desta recolha, escrevemos as palavras no pc, colámo-las em pequenos cartões que posteriormente foram plastificados. Por uma questão de equidade de competição, escolhi uma cor para cada cartão, conforme ele representasse uma palavra com dígrafos, CV ou CVC. Assim, tornava mais fácil a distribuição dos cartões pelos grupos, na hora de jogar.
 
O jogo foi repetido numa sala de aula, onde foi jogado por todos os colegas de uma das miúdas a quem faço intervenção. 
Claro que nem é preciso dizer o quão orgulhosa estava ela....
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga coisas: