sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DÍGRAFOS NH E LH

Quando a prof. Maria José estava para se reformar, um dia veio ter comigo e entregou-me um dos melhores presentes que algum professor alguma vez me deu.

Trazia consigo um livro preto, sob o comprido.
Eu nem imaginava o que era.

Abriu-o e disse-me mais ou menos isto: "Vou dar-te este livro. Penso que és uma das pessoas a quem eu posso oferecer e que lhe darás bom uso"

Quando o abri fiquei surpreendida. Filha de professora, reconheci logo aqueles admiráveis trabalhos que as então denominadas "professoras primárias" faziam no então Magistério.

Fiquei à toa e embasbacada.
Era (e é) qualquer coisa de maravilhoso. Naquele livro estava uma preciosidade.
Era um álbum de imagens para ensinar o alfabeto aos miúdos. Estava ali tudo... estava um método multissensorial para explorar o princípio alfabético... muito do que a psicologia cognitiva da leitura preconiza actualmente como melhor forma de ensinar as letras aos pequenotes.
As imagens e os exercícios de algumas letras já não estavam completos, mas mesmo assim poder e são usados.
Passou a ser um dos meus materiais de apoio.
É de tal forma admirável que não o quero estragar. Quando preciso e não tenho alguma imagem digitalizada, coloco a estampa numa mica e logo que possa faço uma cópia.
Como estou a trabalhar os dígrafos com um grupo, partilho aqui duas dessas estampas.

Aqui está o nh:
Só lhe acrescentei as sílabas.

E aqui está o lh:
Admirável, não é? ;)))

 

2 comentários:

  1. Olá Virgínia Costa estou simplesmente encantada com suas dicas, estas que me auxiliam muito no meu trabalho diário na psicopedagogia e neuropsicopedagogia. Parabéns, sou sua fã.
    Deixo meu email caso, assim como a Profª Maria José aqui relatada com tanto carinho por sua pessoa, você compartilhe comigo esses admiráveis trabalhos que ela lhe deixou para que assim como você eu possa contribuir e facilitar com a vida de muitas pessoas. Abraço carinhoso e beijo no coração.

    elianaclaudia1@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Lili.
    Em relação ao trabalho da Maria José, tenho que ter tempo...
    beijinho e fique bem

    ResponderEliminar

Diga coisas: