Hoje partilho algumas das actividades de compreensão leitora directa que estou a preparar para as minhas sessões com miúdos com dislexia.
Nestes exercícios, têm que seguir instruções, daí o tipo de compreensão: directa. De facto, este tipo de textos são mais fáceis para os disléxicos que são caracterizados pelas suas dificuldades de compreender o material lido, sendo-lhes difícil entender as associações e relacionar informação num texto. Quantas vezes lhes fazemos um pedido com duas ou mais acções que eles só executam parcialmente?
A letra está grande e a vermelho para facilitar a leitura. Vou propô-las no quadro interactivo. Para o trabalho individual, amplio mais o texto.
Estas actividades são boas para trabalhar com alunos do final dom1º e 2º ano de escolaridade. Há autores, para quem as típicas perguntas de compreensão do texto que habitualmente se propõem aos alunos, não trabalham a compreensão, existindo poucas perguntas propostas aos alunos que visem a compreensão inferencial.
Com este tipo de exercícios podemos fazer outros, conforme o que pretendermos trabalhar
- As instruções podem ser para fazer manipulações de sílabas, de fonemas de uma palavra ou de palavras numa frase.
- Podemos fazer, previamente actividades de fluidez leitora quer de sílabas, quer de palavras, para melhorar a velocidade e precisão leitora.
- Podem ser realizados para introduzir palavras novas ou sílabas, conforme estivemos a ensinar palavras ou sílabas.
- Servem para trabalhar conceitos temporais - horas - medidas de grandeza ou de peso....
- Pode-se incluir perguntas orais ou escritas sobre algumas informações ou instruções do texto.
- Para fases mais avançadas, os miúdos podem eles criar os seus próprios textos, trabalhando-se, desde modo a produção de texto.
Em baixo existem mais fichas que pode descarregar.
https://dl-web.dropbox.com/get/1.%20Blog/1.blog_j%C3%A1%20colocados/texto%20de%20compreens%C3%A3o%20leitora1%20-%20C%C3%B3pia.pptx?w=6bfb9d01
Nestes exercícios, têm que seguir instruções, daí o tipo de compreensão: directa. De facto, este tipo de textos são mais fáceis para os disléxicos que são caracterizados pelas suas dificuldades de compreender o material lido, sendo-lhes difícil entender as associações e relacionar informação num texto. Quantas vezes lhes fazemos um pedido com duas ou mais acções que eles só executam parcialmente?
A letra está grande e a vermelho para facilitar a leitura. Vou propô-las no quadro interactivo. Para o trabalho individual, amplio mais o texto.
Estas actividades são boas para trabalhar com alunos do final dom1º e 2º ano de escolaridade. Há autores, para quem as típicas perguntas de compreensão do texto que habitualmente se propõem aos alunos, não trabalham a compreensão, existindo poucas perguntas propostas aos alunos que visem a compreensão inferencial.
Com este tipo de exercícios podemos fazer outros, conforme o que pretendermos trabalhar
- As instruções podem ser para fazer manipulações de sílabas, de fonemas de uma palavra ou de palavras numa frase.
- Podemos fazer, previamente actividades de fluidez leitora quer de sílabas, quer de palavras, para melhorar a velocidade e precisão leitora.
- Podem ser realizados para introduzir palavras novas ou sílabas, conforme estivemos a ensinar palavras ou sílabas.
- Servem para trabalhar conceitos temporais - horas - medidas de grandeza ou de peso....
- Pode-se incluir perguntas orais ou escritas sobre algumas informações ou instruções do texto.
- Para fases mais avançadas, os miúdos podem eles criar os seus próprios textos, trabalhando-se, desde modo a produção de texto.
Em baixo existem mais fichas que pode descarregar.
https://dl-web.dropbox.com/get/1.%20Blog/1.blog_j%C3%A1%20colocados/texto%20de%20compreens%C3%A3o%20leitora1%20-%20C%C3%B3pia.pptx?w=6bfb9d01
Parabéns! Vejo que continuas uma excelente profissional. Bjs
ResponderEliminarobrigada, lena. são os teus olhos
ResponderEliminarSão lá agora! Sei do que falo. Cego é aquele que não quer enxergar!
Eliminar