Hoje vou preparar algumas
actividades para desenvolver a compreensão de textos. Antes, deixo algumas dicas.
Quando as crianças começam a ler
eu costumo logo inserir a produção de frases como um exercício habitual. Penso
que é importante e é um passo que depois se vai alargando e complexificando para
chegar à produção de pequenos textos e mais tarde à expressão pessoal da
escrita.
Existem muitas formas de trabalhar os textos, a partir da leitura de textos ou da exploração de imagens, desenhos, bandas desenhadas, do complemento, da formação e da combinação de
frases sobre o material lido e as clássicas perguntas/resposta.
De acordo com o nível de leitura da criança pode-se
trabalhar a compreensão de textos com estas diferentes actividades.
Leitura de textos e respostas a questões sobre o mesmo;
Completar frases - os miúdos devem completar frases
adequadamente, de acordo com a frase estímulo apresentada;
Formação de frases - a
partir de palavras, os miúdos formam frases;
Sequencialização de parágrafos – os miúdos ordenam os
parágrafos de acordo com a ordem dos acontecimentos
Combinação de frases, em que os miúdos combinar as frases dadas,
formando uma única frase, sem alterar o sentido, o significado das frases e
utilizando vocabulário de ligação adequados.
Como medida de observação/avaliação ou de controlo da evolução das aprendizagens, nos exercícios de complemento, formação e combinação de
frases, estar atento ao uso de conectivos adequados e às distorção, ou não,
do sentido das frases. Na sequencialização de parágrafos, considerar a
considerada a noção temporal, o entendimento da sequência de acontecimentos da
história/imagem e apresentada.
Mas ler um texto, para uma criança que está a prender a ler, disléxica ou que é um "leitor pobre", exige algumas actividades que activem os conhecimentos prévios sobre o tema que a criança possui sobre o tema e fomente o interesse face à leitura.
Convém relembrar que o sucesso destas actividades depende muito do nível de consciência morfossintática da criança .
da sua memória de trabalho, das estratégias metacognitivas implicadas na leitura que possui, do tipo de vocabulário .
Mas ler um texto, para uma criança que está a prender a ler, disléxica ou que é um "leitor pobre", exige algumas actividades que activem os conhecimentos prévios sobre o tema que a criança possui sobre o tema e fomente o interesse face à leitura.
Causas das
dificuldades na Compreensão leitora
1- Défices na
descodificação
2- Confusões
sobre as exigências da tarefa
3- Vocabulário
limitado
4- Poucos
conhecimentos prévios
4 - Problemas
de memória
5 - Desconhecimento
ou falhas do domínio das estratégias de compreensão
6 - Pouco
controlo de compreensão - estratégias de metacognitivas
7- Baixa
auto-estima e insegurança
8 - Desinteresse
ou falta de motivação pela leitura
|
da sua memória de trabalho, das estratégias metacognitivas implicadas na leitura que possui, do tipo de vocabulário .
http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n1/24821.pdf
http://www.ladislexia.net/definicion/intervencion-2/comprension-lectora/
http://www.ladislexia.net/intervencion-dificultades-comprension-lectora/
http://www.ladislexia.net/quees/estrategias-metacognitivas/
http://www.ladislexia.net/intervencion-dificultades-comprension-lectora/
http://www.ladislexia.net/quees/preparacion-para-la-lectura/
http://www.ladislexia.net/fichas-actividades-comprension-lectora-1%c2%ba-ep/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Diga coisas: