quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Quando os miúdos entram na escola e as dificuldades na leitura

Como é bom ver os primeiros passos dos miúdos na escola. Entram com sorrisos grandes, alguns choram, outros querem regressar com a mãe (quase sempre a mãe) mas quase todos desejam secreta ou mais abertamente conquistar um mundo especial dos grandes: saber ler.

Mas, por trás desta vontade, não sabem que nem todos poderão dominar esta ferramenta do mesmo modo. Não sabem que muitos farão grandes sacrifícios experimentarão dificuldades colossais muitas vezes, maiores do que a do seu sonho inicial.
Também não sabem que a conquista deste sonho, está já pré-determinada pela qualidade da sua linguagem, da sua experiência enquanto pequenos seres em desenvolvimento.

 Muitos deles vão conseguir aprender letras, decorar mesmo os pequenos textos iniciais e escondem a vergonha de ser confusas as letras alinhadas na primeira olhadela.

Alguns já antes tinham dificuldades nas cores, falavam com algumas imperfeições usando mal as palavras numa conversa- com vocabulário impreciso e limitado ou com muitas moletas; não se riam imitando, apenas o prazer dos seus coleguinhas do jardim de Infância, quando faziam jogos de linguagem, aprendiam rimas ou lengalengas.

Irritavam-se quando não conseguiam enumerar tantos objectos como os seus colegas ou quando não se lembravam do que tinham feito no recreio e, assim não o conseguiam partilhar como viam outros meninos fazer. Ficavam desapontados e não percebiam, o que era para fazer ou para onde ir, quando alguém lhes pedia ou mandava fazer alguma coisa.
Também não gostavam de livros ou não apreciavam a hora do conto, na escolinha e, em casa tinham poucos livros e revistas par brincar.

 Depois ao chegarem à escola acreditam que:

“agora é que vai ser!
Já sou GRANde. Vou aprender a ler e a escrever!”
Mas… as letras e os número parecem que não se deixam conquistar Assim tão facilmente. São cada vez mais, umas parecem-se com as outras. Uma mesma palavra parece que faz magia: uma vez parece dizer uma coisa, outras vezes outra.

 Os nossos miúdos estão cada vez mais confusos e perguntam-se, em segredo “porque será que estão sempre a mudar? Eu devo ter um livro diferente !!! O João está a ler outra palavra, não está a ler a minha! Eu tenho aqui “data” e ele está a ler “pata”! Aqui eu leio “mala”, mas o António está a ler “lama”!!!

Muito admirados, vêm que as linhas não param de saltar e não compreendem porque os colegas se riem ou ralham quando ele está a esforçar-se tanto para ler tão bem…
Então, um dia cansado de lutar contra as letras, o lápis que lhas troca, sente desgosto e passa a sua vez na hora da leitura.

Foi e é para estes meninos que eu tenho dedicado parte da minha vida.
Tenho ainda que aprender muito, mas como já vi muitas carinhas a sorri, porque finalmente sabem que já vão lendo que decidi partilhar materiais.
Proximamente partilharei convosco materiais da primeira etapa do método das professoras Maria Victória Troncoso e Mercedes del Cerro que a Porto Editora traduziu e publicou  há cerca de 4 anos.
O livro: Troncoso, M.V., Cerro, M. del. (2004) SÍNDROMA DE DOWN: LEITURA E ESCRITA, Porto Editora.
 
Deixo aqui endereços para aguçar o apetite:
O site com materiais:  http://www.down21.org/educ_psc/material/librolectura/fichas/index.html

Neste endereço pode encontrar uma checklist das DA.

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