Apresentam-se à criança textos
organizados por nível crescente de dificuldade e interroga-se-a oralmente e/ou
por escrito sobre o seu conteúdo
Pede-se à criança que assinale no
texto as frases que correspondem às perguntas do reeducador.
Apresentam-se à criança
parágrafos que contenham uma série de elementos. Apresenta-se um esquema de classificação
e pede-se-lhes que o preencha. (Por exemplo, indicar quais as pessoas, animais
e flores, que são referidos no texto).
O reeducador apresenta à criança alguns
parágrafos e pede-lhe que sublinhe a ideia principal.
Apresenta-se à criança textos que
contêm absurdos. Deve situá-los e organizar o texto de forma correta
O José entrou com pressa na loja
e pediu: “dê-me uma garrafa de fósforos e uma caixa de azeite”.
A criança ordena oralmente
parágrafos em que as sequências dos acontecimentos estão desordenadas. O Raul
dormiu, apagou a luz e deitou-se.
Fazem-se perguntas à criança cuja
resposta deve ser deduzida através da leitura de um texto.
Apresentam-se à criança algumas
frases que contêm analogias incompletas. Pede-se-lhes que escreva a palavra que
falta. A luva é para a mão o que o chapéu é para a ……
Sem comentários:
Enviar um comentário
Diga coisas: