quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Propostas para desenvolver a compreensão leitora



Apresentam-se à criança textos organizados por nível crescente de dificuldade e interroga-se-a oralmente e/ou por escrito sobre o seu conteúdo

 

Pede-se à criança que assinale no texto as frases que correspondem às perguntas do reeducador.


Apresentam-se à criança parágrafos que contenham uma série de elementos. Apresenta-se um esquema de classificação e pede-se-lhes que o preencha. (Por exemplo, indicar quais as pessoas, animais e flores, que são referidos no texto).

O reeducador apresenta à criança alguns parágrafos e pede-lhe que sublinhe a ideia principal.

Apresenta-se à criança textos que contêm absurdos. Deve situá-los e organizar o texto de forma correta

O José entrou com pressa na loja e pediu: “dê-me uma garrafa de fósforos e uma caixa de azeite”.

Pra trabalhar a compreensão leitora não bastam as tradicionais perguntas de interpretação. Por estranho que pareça, muitas vezes elas não accionam a compreensão leitora.
 
Deixo algumas sugestões para realizar alguns exercícios. 

A criança ordena oralmente parágrafos em que as sequências dos acontecimentos estão desordenadas. O Raul dormiu, apagou a luz e deitou-se.

Fazem-se perguntas à criança cuja resposta deve ser deduzida através da leitura de um texto.

Apresentam-se à criança algumas frases que contêm analogias incompletas. Pede-se-lhes que escreva a palavra que falta. A luva é para a mão o que o chapéu é para a ……

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga coisas: